Desde o ínicio da minha licenciatura que fui participando em algumas actividades de divulgação de ciência. No entanto, foi durante os anos do meu Mestrado que comecei a participar nas sessões de “Ciência p’ra que te quero” organizadas pelo projecto Scientia.com.pt, liderado por três Professoras da Universidade do Minho. Este projecto visa dar a conhecer a crianças entre os 6 e os 10 anos conceitos básicos de ciência de forma dinâmica, recorrendo a actividades práticas variadas, levadas a cabo mensalmente numa biblioteca pública em Braga.

A sessão iniciou-se com a minha pequena apresentação e discussão do tópico com as crianças. Este tópico mensal enquadra-se num tema anual geral que este ano é “2019 – O Ano Internacional da Tabela Periodica dos Elementos Quimicos”.

A sesão de Março de 2019 teve como tema “A Química da Água” e a apresentação que preparei teve como pontos fulcrais a estrutura química da água e as suas ligações, assim como a localização dos elementos na tabela periódica. Também as porpoções e estados da água na terra e nos organismos vivos, assim como a sustentabilidade e importância da água em diferentes aspectos foram apresentados. Já as actividades práticas que se seguiram aboradaram temas como a densidade, a solubilidade e outras propriedades da água que puderam ser observados com pequenas e simples experiências como a observação da mudança de estado da água com diferentes temperaturas ou a migração de liquidos com diferentes densidades, assim como um jogo de perguntas para a melhor compreensão de conceitos.

Por fim, todos os participantes e voluntários preenchem um simples questionário que visa melhorar a experiência a cada mês e assim fazer com que este projecto seja cada vez mais importante e relevante, para que cada vez mais as novas gerações estejam alerta para ciência e a sua importância.

Tenho de agrader a oportunidade que mais uma vez me foi dada de participar nesta sessão. É sempre muito gratificante presenciar todo o empenho por parte das lideres do projecto em orgazinar cada vez sessões mais interactivas e ver o interesse crescente das crianças assim como dos pais que as acompanham. Para além disso, é interessante ver a integração de alunos de licenciatura como voluntários nestas actividades, onde usam a sua criatividade e conhecimentos para participarem activamente nestas sessões de comunicação de ciência.

ainda mais... ciencia pra que te quero logo

IMG_4